Nesta segunda-feira (23), representantes das secretarias municipais de Cultura e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos estiveram na Concha Acústica, no Parque Itaimbé, para uma vistoria. O espaço, que é um dos principais palcos públicos a céu aberto de Santa Maria, deverá passar por uma revitalização.
A realização da obra ficará a cargo da empresa MRU Construções, por meio de um termo de compromisso de compensação com o Executivo Municipal.
A Secretária de Cultura, Rose Carneiro, reforça que a Concha Acústica é um espaço democrático que desempenha um papel importante na promoção e na difusão da arte e da cultura. E que a revitalização tem sido discutida há tempo.
– É um local de encontro para as diferentes expressões artísticas, que fomenta e fortalece a identidade cultural local. Em breve, faremos esta importante entrega para a cidade, um espaço cultural revitalizado, onde a diversidade artística e cultural é valorizada.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com a secretária, a Concha Acústica precisa da reforma pois não está em condições de receber eventos e público com segurança. Segundo ela, assim que for aprovado o projeto, o prazo para a conclusão da revitalização é de 45 dias, uma vez que não trata-se de uma obra longa.
– Esperamos estar com a Concha já funcionando no início do ano que vem. Ela faz parte dessa Cidade Cultura há mais de 30 anos, então esse momento de reativação vai ser importante para todo mundo e também vai movimentar a economia. Com certeza o espaço receberá muito movimento e demanda, então estamos pensando em coisas para propôr mais adiante, como a instalação de energia elétrica e banheiros, por exemplo – finaliza Rose Carneiro.
A equipe da prefeitura esteve no local para avaliar o que será necessário para o trabalho de revitalização. A MRU Construções vai desenvolver o projeto e elaborar o orçamento do serviço para apresentar ao Executivo. Após o projeto e o orçamento serem aceitos pela gestão municipal, a empresa será a responsável pelo serviço.
A compensação se dá a partir da Lei de Uso e Ocupação do Solo, que prevê contrapartida ao município em processos de parcelamentos do solo (loteamentos, condomínios entre outros) por empreendedores que possuem projetos de urbanização em Santa Maria.
Essa compensação pode ser feita a partir de doação de áreas à prefeitura, ou por serviços prestados com a finalidade de recuperação de áreas de lazer, urbanização, reformas e etc. Neste caso, a prefeitura e a MRU definiram pela destinação do recurso para a revitalização da Concha Acústica.
NOVO PARQUE
O Parque Itaimbé começou a passar por reformar em outubro deste ano. No início do mês, as quadras esportivas do local começam a receber concreto. Também estão previstos serviços de drenagem; instalação de bancos e divisórias entre as quadras; reforma do calçamento; pintura; iluminação; e restauração da escadaria da Rua Venâncio Aires.
Na semana passada, as recém instaladas luminárias foram alvo de vandalismo.
* Com informações da PMSM